top of page
Buscar

Resgate histórico no Vale de São Miguel

  • Foto do escritor: missaobaurusite
    missaobaurusite
  • 2 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

Na visita missionária à comunidade quilombola no Vale de São Miguel/MS, nos dias 27 e 28 de maio, o presbítero Altamir Nunes de Souza - filho mais velho do saudoso pastor Ramão - recebeu Edy Pinheiro Chagas e Marcus Domiciano, que representaram o Ministério Translocal de Bauru, com uma carta que foi lida no culto e que relembra a chegada do evangelho naquela região. Abílio Pinheiro Chagas, pastor sênior da CMC e líder do Ministério Translocal de Bauru, hoje com 94 anos, foi lembrado com honra por Altamir. Abaixo, a íntegra da carta:


"Pindaíva - como era conhecido São Miguel, local onde a vó Joaquina e seus filhos se instalaram. O campo foi comprado pelo meu avô Lourenço, através do trabalho em fazenda, e, que, por muito tempo, lutaram para defender suas terras, preservando suas tradições, valores, costumes, sobretudo, a crença. Eram autossuficientes, no sentido de usufruir dos seus recursos naturais, produzindo a maior parte do alimento. Cultivar, beneficiar e comercializar, através de troca, seus produtos, tais como: café, fumo, paina (que era colhida e transformada em colchão e travesseiro), da roça de coivara, plantação de milho saboró, pipoca, arroz, feijão abóbora e batata, além de serviço braçal, nas fazendas. Tinham seus festejos, as parteiras, benzedeiras, e, pouca influência externa.

Um povo humilde, mas com muita garra para lutar e superar as dificuldades.

Em 1981, foi realizada a última missa na capelinha, longe daqui, onde toda a comunidade foi. E, a partir daí, meu pai, com uma sensação de se sentir perdido e sem rumo com a responsabilidade de estar conduzindo as pessoas sem saber pra onde (pois ele era o rezador de terço), toma a decisão de parar numa encruzilhada, e não seguir adiante, ou, voltar atrás, enquanto não encontrasse a VERDADE.

Por volta de 1984, iniciou-se as Boas Novas do Evangelho. Nos foi apresentado como algo de valor inestimável, capaz de provocar uma grande mudança e perspectiva para este lugar, o “Evangelho do Reino”.

Do lado de cá, o meu pai esperava a VERDADE, enquanto o Geraldo vai a Aquidauana e a encontra. Ele a traz para apresentar ao meu pai, e, semanas depois, quase toda a sua família é batizada pelo pr, Manoel. A missionária Augusta também veio participar dessa grande alegria de todos.

Atestando que na linguagem do Evangelho não tem perto nem longe, não tem rico nem pobre, não tem preto nem branco, ou amarelo, a salvação é para todos aqueles que creem. Por intermédio de Jesus Cristo, instituiu-se, a partir daí, a C. C. em São Miguel.

Hoje, portanto é um dia histórico que ficará marcado na nossa memória, pois, há 34 anos atrás, o pr. Abílio saiu de Bauru, SP, fazendo uma viagem missionária, juntamente com o pr. Gil, chegaram nesse lugar onde foram recebidos com honra pelo pr. Ramão, meu pai, e dona Benedita, minha mãe, e membros da Igreja local.

Hoje, tenho a honra de receber o pr. Edy, filho do pr. Abílio, juntamente com Marcus.

É com a mesma alegria, uma das características marcantes do meu pai, digo que vocês sejam bem-vindos! Vocês estão em casa!

A Comunidade Cristã em São Miguel, Igreja do Senhor Jesus, corpo vivo de Cristo, os recebe de coração aberto para receber o que trazem da parte de Deus.

Pr. Altamir Nunes de Souza

C.C. em São Miguel, Maracaju, MS, 27 de maio de 2023".




 
 
 

Comentários


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page